O mês de Setembro é marcado pelas Vibrações da Linha de Yori ou Ibejis.
A criança em si, representa a pureza, a ingenuidade, a alegria verdadeira e a esperança do recomeço, de um mundo melhor.
Espíritos portadores de grande sabedoria e elevação, se apresentam no terreiro brincando e distribuindo alegria aos consulentes. Através das brincadeiras infantis, possibilitam que as pessoas afrouxem seu emocional. Oferecem doces que contém já a energia necessária e que agem, de certa forma, como um remédio.
Essa linha é regida por São Cosme e Damião, dois médicos gêmeos que são tidos como protetores das crianças.
A imagem de São Cosme e Damião no catolicismo é formada apenas pelos gêmeos médicos, na Umbanda, foi inserida uma criança no meio deles, a qual é chamada de Doum.
Conta a lenda que Doum era o irmão mais novo dos gêmeos e que acabou falecendo ainda criança. Esse foi o motivo principal para os gêmeos estudarem medicina e prestarem seus serviços gratuitamente em nome da caridade. Por essa razão, muitos pontos de Umbanda falam em Cosme, Damião e Doum.
Os espíritos trabalhadores sobre a influência de Ibejí, apresentam-se normalmente sob a forma de crianças ou espíritos de crianças, porém espíritos não têm idade, apresentam-se dessa forma de modo a facilitar a comunicação com as nossas crianças. Esses espíritos puros trazem a cura para as doenças e amparam todas as crianças enquanto elas manterem a inocência.
Seus domínios são os parques, jardins e grandes gramados. Sua cor é o rosa, os espíritos que trabalham sob a irradiação de Ibejí são espíritos de grande força espiritual.
Não devemos julgá-los fracos devido à forma como se apresentam, ou seja, como crianças, depois de Oxalá são os únicos que dominam totalmente a magia.
Nas obrigações a Ibejí, são utilizadas velas cor de rosa, flores com tonalidade rosa e sem os espinhos ou ainda brancas. Também são usados doces como as cocadas, balas, pirulitos, fatias de bolo, etc. A bebida é a água pura ou então misturada com mel e mais recentemente são utilizados refrigerantes como o guaraná.
São raros os filhos de Ibejí, por não suportarem sentimentos negativos, escolhem a dedo os seus filhos, na realidade preferem ficar perto das crianças, enquanto manterem a inocência.
São poderosos aliados das forças do bem, nada maligno consegue resistir a eles. No mês de Setembro de todos os anos, os terreiros preparam grandes festas em sua homenagem, procurando desta forma devolver a eles a proteção e o carinho que nos dispensam, principalmente aos nossos filhos e as pessoas doentes.
Nossa comunidade procura efetuar suas Homenagens a esta Corrente no mês de Outubro, no dia das Crianças, ja que existem muitas comunidades religiosas nas proximidades de nosso bairro efetuando a Homenagem a este Orixá.
Aproveitamos e efetuamos também nossas Saudações ao Orixá Oxun. Então efetuamos uma Festa a estes dois Orixás, Oxun e Ibejis.
Segue o Calendário do mês de Setembro
15/09 - Sábado ás 19:00hs. - OGUN E LINHA D'ÁGUA
22/09 - Sábado ás 19:00hs. - POVO DO ORIENTE
29/09 - NÃO HAVERÁ SESSÃO (Estaremos em visita)
30/09 - Domingo ás 15:00hs. - GUARDIÃO MIRIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário