quinta-feira, 30 de junho de 2016

E o mês de Julho chegou com as bençãos dos céus e nossa comunidade continua com seus trabalhos assistêncial e de cunho espiritual a todos nossos irmãos.

Este mês vibram na linha de umbanda o Orixá Nanã Boruquê, senhora das águas paradas, da lama e das chuvas.
Considerada um dos Orixás mais velhos do panteão africano e sendo muito respeitada tanto nos cultos de umbanda como candomblé.
Sua cor na umbanda é o roxo, seu dia da semana é o sábado e sua saudação = SALUBÁ NANÃ
Em julho nossa comunidade, através do corpo de Ogãs prestam reverências ao Caboclo Boiadeiro do Laço Verde e aos Boiadeiros da casa.
Estes entidades trabalham da mesma forma que os Caboclos na Umbanda.
Os Boiadeiros são entidades que representam a natureza desbravadora, romântica, simples e persistente do homem do sertão, "o caboclo sertanejo". São os Vaqueiros, Boiadeiros, Laçadores, Peões, Tocadores de Viola. O mestiço Brasileiro, filho de branco com índio, índio com negro etc.
Os Boiadeiros representam a própria essência da mistura do povo brasileiro: nossos costumes, crendices, superstições e fé.
Ao amanhecer o dia, o Boiadeiro arrumava seu cavalo e levava seu gado para o pasto, somente voltava com o cair da tarde, trazendo o gado de volta para o curral. Nas caminhadas tocava seu berrante.
Dá mesma maneira que os Pretos-Velhos representam a humildade, os Boiadeiros representam a força de vontade, a liberdade e a determinação que existe no homem do campo e a sua necessidade de conviver com a natureza e os animais, sempre de maneira simples, mas com uma força e fé muito grande.
Segundo alguns estudiosos os Boiadeiros vêm dentro da linha de Oxossi. Mas também são regidos por Iansã, tendo recebido da mesma a autoridade de conduzir os eguns da mesma forma que conduziam sua boiada quando encarnados. Levam cada um (espírito) para seu destino, e trazem os que se desgarram (obsessores, quiumbas, etc.) de volta ao caminho do bem.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E maravilhoso ... sua benção pai Willian estarei presente corpo e alma prestigiando a linha de Nanã que amo de paixão e os Boiadeiros de nossa SEARA . SALVE A UMBANDA SAGRADA ONDE ME SINTO VIVA E RENOVADA SEMPRE 🤗

    ResponderExcluir